Cabelos (cada vez mais) livres

Gente, eu não sei se é coisa da minha cabeça (acho que não), mas depois que eu deixei meu cabelo “mais natural”, ou seja sem alisamento, tenho percebido quantas meninas estão deixando a chapinha de lado e estão assumindo suas madeixas do jeito que elas são.

Não tenho nada contra quem gosta de cabelos lisinhos. Só acho que nós negras e afrodescendentes estamos nos libertando de uma ditadura que impõe regras sobre como devemos nos vestir, nos comportar e etc…

Esse “empoderamento” (como eu estou amando essa palavra) tem haver com a identificação e a auto afirmação de cada um. É um processo lento, complexo e acontece em momentos diferentes com cada pessoa. O meu aconteceu quando não aguentava mais me ver refém de secador e chapinha pro cabelo ficar bonita. Queria algo prático que me desse mais autonomia. Esse foi o meu gatilho.

Acho que o fato de hoje termos mais referências de beleza negra também colaborou e muito para esse processo. Ver na mídia alguém similar a você, a sua beleza mostra que há alternativas àquele padrão. Daí você pensa: por que não? E tenta. E se joga. E gosta do resultado. E aprende a amar o que vê no espelho.

Volto a dizer que não há certo ou errado em alisar ou não alisar os fios, apenas que temos que ter liberdade de escolha. E essa liberdade começa quando conhecemos a nós mesmas. E isso é libertador, em todos os sentidos!

 

Deixe um comentário

