Feliz dia das crianças!

diadascriancas

O que é o dia das crianças? Fico observando as pessoas e vejo apenas mais uma data para aumentar as vendas, mas será que é mesmo só isso?

Não vejo porque essa correria por presentes, brinquedos e tantas coisas materiais para os pequenos. Em tempos tão corridos, com a grana cada vez mais difícil, será que estamos ensinando os valores corretos? Será que aquele brinquedo novo é realmente necessário? Acho que precisamos rever nossos conceitos. Eu, que ainda não tenho filhos, já tenho certo na minha mente que com os meus pequenos o dia das crianças vai ser um dia das crianças. Vai ser o dia de se divertir, brincar e ter bons momentos. Porque quando eles crescerem vão se recordar de como aqueles dias eram bons.

Hoje, 11/10, foi o Dia Internacional das Meninas e um vídeo incrível viralizou no Facebook. Nele, um pai ensina a uma garotinha que ela é linda, inteligente e pode ser o que ela quiser. Sabe o que eu pensei quando vi? Que esse é o melhor presente que um pai pode dar aos filhos: autoestima e autoconfiança. Saber que sim ele é incrível, que ele pode conquistar o mundo. E que se der errado, basta recomeçar e seguir em frente.

Ser mãe é um, se não o maior dos meus sonhos, e a cada dia eu vejo que ser mãe não é simplesmente ter um filho e educá-lo. É ser responsável por uma pessoa que lá na frente poderá ser ou não feliz, mas que cada um dos atos desta mãe (e pai!! Ambos tem essa responsabilidade) poderão ajudar esta tarefa ser menos complicada. Como mulher negra, que terá filhos negros, preciso além de tudo prepará-los para toda as dificuldades que eles encontraram no caminho: racismo, discriminação, preconceito… Por isso fiquei tão tocada pela mensagem do vídeo: quando sabemos exatamente quem somos e do que somos capazes não somos atingidos pelo negativo que vem de fora.

Esse vídeo foi um presente pra mim, pra criança que ainda existe aqui. Ou pra menina que está se transformando em mulher (dia 15 ta chegando! #bday): eu sou incrível e posso tudo aquilo que eu quiser!

Deixe um comentário

