Parabéns!

Hoje, 15 de outubro, é o meu aniversário. E cá estou eu, às 02h30 da manhã digitando.

bday

Digitando porque eu precisava expressar algumas coisas pra mim mesma. Expressar as vitórias que já conquistei nesses 29 anos. Registrar pra mim mesma e pra quem quiser ver que cheguei aos 29 anos e estou viva. Num país onde a taxa de mortalidade de negros jovens é altíssima, isso é uma vitória. Se olharmos que a morte de mulheres negras aumentou mais de 50% nos últimos anos, é uma vitória maior ainda. Registrar que tenho o ensino superior completo e novamente em um país em que negros estão fadados a ter o ensino básico (médio) completo é custoso e não ter caído na criminalidade é mais difícil ainda devo ficar ainda mais alegre. Mas isso eu devo aos meus pais, Seu Geraldo e Dona Nilce que jamais nos deixaram outra opção que não fosse batalhar pelo sucesso. E nós fomos. E vencemos.

O caso da Maria Filó e sua estampa racista e o texto maravilhoso da Stephanie Ribeiro também contribuíram para essa noite insone. Porque sim eu sou linda, sou informada, sou consumidora, sou influenciadora e tenho em minhas mãos o poder para ajudar a transformar esse país. E não vou abrir mão disso!

Não sou ativista e vocês provavelmente não irão me ver em passeatas ou protestos. Mas eu vou continuar lutando e entrando nos locais que muita gente acha que negro não deve estar. Pois é lá que estarei travando minha luta silenciosa e incansável: nos grandes escritórios, nos shoppings de classe alta, nas ruas, avenidas, restaurantes. Estarei como cliente para provar a vocês, pessoas de mente tão pequena e atrasada, que o lugar de negro é em todo lugar. O lugar do negro é onde ele quer estar e saiba que queremos estar no topo. E nós vamos chegar lá. E vamos vencer!

Deixe um comentário

