O que queremos ser X O que esperam que sejamos

Começando o ano aqui no La Vie com um texto profundo. E que começou em um post engraçadinho sobre as Michelle Obama e Melania Trump.

mm

No post fiz uma brincadeira com “Michelle rainha, Melania nadinha :P” e começou uma discussão sobre o papel da primeira-dama. Michelle é advogada e Melania ex-modelo.

Como feminista que sou, luto para que todas as mulheres tenham o direito de ser exatamente o que desejam: empresárias, donas de casa, modelos, trabalhadoras… Quem deve decidir seu futuro é você mesma. Mas será que uma mulher na posição de primeira-dama da nação mais poderosa do mundo deve apenas ser “um enfeite”?

Durante os oito anos do governo Obama, Michelle foi extremamente atuante e lutou pelos direitos das mulheres, dos negros, dos LGBT’s, contra a obesidade infantil, a favor do empoderamento das mulheres, o desenvolvimento dos jovens. É unanimidade entre todos como uma das melhores representantes do seu cargo (sim, primeira-dama é um cargo) de todos os tempos. Enquanto isso, Melania já disse que não vai sair de Nova Iorque para acompanhar o marido em Washington (dizem que quem vai trabalhar mesmo é a filha mais velha, Ivanka Trump).

Cabe a reflexão de para pra pensar se fazemos o que realmente queremos ou o que esperam de nós e o quanto certas situações ou posições exigem de nós. Todos os dias precisamos decidir muito mais que a roupa ou a cor do batom (apesar que tem dias que isso também é complicado), precisamos optar pelo que vamos nos dedicar. Se deixaremos a carreira de lado pela maternidade ou se deixaremos a vida pessoal pela profissional. Toda escolha requer uma renúncia e esta deve ser feita de forma consciente do que ganhamos, mas principalmente do que perdemos quando optamos por algo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s